Exames Disponíveis

Vídeo-Head-Impulse Test (V-HIT)

Acessa com rapidez e segurança a função de parte importante do labirinto (canais semicirculares), facilitando o diagnóstico da causa da tontura e ajudando a diferenciar se ela é proveniente da parte periférica (labirinto) ou central (cerebelo, tronco encefálico). Pode ser repetido em consultas subsequentes e permitir o acompanhamento da melhora do paciente.

Vídeo-Head-Impulse Test (V-HIT)
Vídeo-Nistagmografia

Vídeo-Nistagmografia

Exame que utiliza o reflexo entre o labirinto e a visão para tentar encontrar a origem da tontura. Como a motricidade ocular depende de várias conexões a nível do sistema nervoso central, e este exame tem muitos testes visuais, permite detectar pequenas alterações centrais as vezes ainda não identificadas por exames de imagem. Analisa também o labirinto através da prova calórica e de vários testes posicionais. Ajuda no diagnóstico da VPPB (vertigem posicional paroxística benigna), que é a mais frequente tontura de origem no labirinto.

Nasofibrolaringoscopia

Exame básico nos consultórios otorrinolaringológicos, é uma endoscopia das vias aéreas superiores até a laringe. Requer apenas anestesia tópica, não necessita de acompanhante (com exceção dos menores). Permite rápida visualização do nariz, faringe e laringe, viabilizando o diagnóstico de desvios do septo nasal, aumento dos cornetos, aumento da adenoide, sinusites, tumores dentro do nariz, faringites, aumento de amigdalas, laringites, tumores de laringe, alterações na voz, sinais indiretos de refluxo faringo-laríngeo.

Nasofibrolaringoscopia
Estesiometria

Estesiometria

Análise da sensibilidade cutânea (da pele). Exame muito relevante para pacientes idosos e/ou diabéticos, pois a diminuição da sensibilidade cutânea da planta dos pés pode ser importante causa de desequilíbrio.

Potencial Evocado Muscular Cervical e Ocular (VEMPc e VEMPo)

O labirinto é uma estrutura do corpo humano que fica na parte mais interna das orelhas, sendo responsável pela captação das informações de movimento e posicionamento corporal, quando lesado, surge tontura e/ou vertigem. Seus 5 receptores sensoriais já podem ser estudados. O vídeo-head-impulse teste investiga três desses sensores: os canais semicirculares, responsáveis pela captação dos movimentos angulares. Os Potenciais Evocados Miogênicos Vestibulares Cervical (VEMPc) e Ocular (VEMPo) analisam, respectivamente, o sáculo e o utrículo, que percebem a força da gravidade e as acelerações lineares. Esses potenciais são gerados por um reflexo entre o labirinto e os músculos do pescoço (VEMPc) e da musculatura ao redor dos olhos (VEMPo). Além do estudo do sáculo e do utrículo, o VEMP pode ser utilizados em doenças neurológicas, na investigação do nível de lesão medular, como na mielite pelo HTLV-I e esquistossomótica. São exames rápidos e indolores que complementam o estudo do labirinto.

Nasofibrolaringoscopia