Entendendo a Reabilitação Vestibular

Reabilitação Vestibular clássica e customizada

A Reabilitação Vestibular tem como objetivo tratar a tontura, tanto do tipo vertigem (rotatória) quanto do tipo desequilíbrio (quando a pessoa sente seu corpo balançar), ou ainda, quando sente que seu corpo está pendendo para um lado ou para o outro quando caminha.

Para permitir uma adequada reabilitação vestibular customizada para cada paciente, deve-se seguir um roteiro.  O primeiro passo é tentar descobrir a causa da tontura. O paciente precisa ser avaliado por um médico generalista para afastar causas clínicas da tontura (diabetes, distúrbio da tireóide, hipertensão descompensados, anemia, entre outras causas). Caso mesmo compensado de todos esses distúrbios ainda mantenha a tontura, deve procurar um otoneurologista ou um neurologista para esclarecer melhor a causa da tontura e poder assim ser adequadamente tratado. Esses profissionais vão definir o tratamento do paciente, que geralmente consiste de mudanças alimentares, alguma medicação e reabilitação do equilíbrio (vestibular).

Na reabilitação vestibular, o paciente vai reaprender a se equilibrar. Isto é conseguido através de uma série de exercícios selecionados especificamente para o tipo de tontura de cada paciente.

Os exercícios devem ser feitos com supervisão de profissional (fonoaudiólogo ou fisioterapeuta), uma vez na semana ou até com maior frequência a depender do caso. Além dos exercícios supervisionados, o paciente deve complementar o tratamento com exercícios diários na sua residência. O estímulo vestibular e de equilíbrio deve ser constante “como o remédio que o médico prescreve”. Podem ser feitos em períodos curtos, uma ou duas vezes por dia, por exemplo. O caso clínico de cada paciente é individual e deve ser assim considerado e tratado. O tratamento de reabilitação vestibular dura em média de um a três meses, que corresponde ao período que o corpo usualmente leva para compensar a tontura.

A tecnologia se incorporou à reabilitação vestibular. Hoje, além da reabilitação clássica, customizada, há exercícios que utilizam a realidade virtual e programas acessíveis para uso em celular, tablet e computador. Esses programas também podem ser customizados.